terça-feira, 27 de maio de 2008

Capital Inicial faz visita ao Google em São Paulo e lança primeiro canal do rock brasileiro no YouTube

A banda de Dinho Ouro Preto (vocais e guitarra), Flávio Lemos (baixo), Fê Lemos (bateria) e Yves Passarel (guitarra) passou a manhã toda aqui no Google. Vieram para lançar em um encontro para jornalistas uma parceria com o Google para um canal personalizado no YouTube.

Como não conheciam o escritório, os levamos para um tour, e eles curtiram bastante. Jogaram guitar hero (vale dizer que os Googlers ganharam), sinuca e se divertiram com os fãs que trabalham aqui pedindo para tirar fotos.

Com um astral ótimo, a banda demonstrou que o canal deve ter bom humor. Eles terão o privilégio de colocar vídeos com mais de 10 minutos. O Dinho até disse que pretende colocar shows completos no canal! Além disso, todos poderão ver os clipes do Capital em primeira mão, imagens de camarim e bastidores, além de vídeos feitos em momentos de descontração. Aliás, em breve estará no canal deles um vídeo com a visita deles ao nosso escritório.

“Participe do Próximo Videoclipe”

O pessoal também estréia uma promoção diferente. Eles serão a primeira banda brasileira a lançar um concurso interativo no YouTube. Será também a primeira vez que um videoclipe do grupo será todo montado com imagens dos shows gravadas pelos fãs. Para participar do desafio “Participe do Próximo Videoclipe”, os usuários devem postar vídeos de shows da banda em seus próprios canais, respeitando os Termos de Uso do YouTube. Depois, devem enviar pelo canal do Capital no YouTube o link para seu vídeo. A banda escolherá os melhores vídeos e montará um clipe totalmente produzido com imagens do público. Quando ficar pronto, o vídeo será transmitido em primeira-mão pelo YouTube.

O canal da banda está em www.youtube.com.br/capitalinicial

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O terremoto na China registrado no YouTube

De acordo com a mídia oficial chinesa, há no país hoje cerca de 600 milhões de usuários de celular. Isso significa que existem jornalistas-cidadãos equipados com tecnologia suficiente para testemunhar em primeira mão o que está ocorrendo na China hoje. O terremoto que devastou a província de Sichuan deu origem a um número incontável de fotos e vídeos que foram enviados pelos chineses através de seus celulares. Diversos usuários registraram o abalo com magnitude de 7.8 na escala Richter, o mais mortal terremoto que o país viu nos últimos 30 anos. Imagens de prédios balançando e de pessoas correndo em pânico começaram a aparecer no YouTube. Muitos destes vídeos mostram em primeira mão o impacto emocional daqueles que viveram essa experiência:



Foram muitos os internautas que postaram imagens tiradas de câmeras de segurança de prédios, que continuaram funcionando enquanto o desastre acontecia. É o que mostra este assustador vídeo de um estacionamento em Chendgu, que mostra por uma imagem estática de quatro carros estacionados durante os seis minutos antes, durante e depois do terremoto. . Nota-se, pelos enquadramentos tremidos, pessoas correndo freneticamente, apesar do vídeo não ter registrado o som de sirenes.

As pessoas têm usado o YouTube também com outros fins neste caso: como uma referência para se entender a ciência por trás dos terremotos, como um lugar para prestar um tributo àqueles que morreram na tragédia, e mesmo como um veículo para levantar doações e suprimentos para as vítimas desta catástrofe.

Enquanto a situação em Sichuan irá, sem sombras de dúvidas, piorar em vez de melhorar, a reação da China tem sido a de encorajar não só a ajuda efetiva e imediata, como também a vontade de humanizar a tragédia, divulgando imagens e informações em seu território e para o resto do mundo.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Como incorporar vídeos nas apresentações do Google Docs

No mês passado nós falamos sobre nossos esforços para tornar o YouTube o mais aberto possível, e compartilhamos alguns exemplos de parceiros que estavam integrando conteúdo do YouTube aos seus aplicativos. Hoje vamos mostrar mais um exemplo de como é possível usá-lo das mais diversas maneiras.

O Google Docs é uma ferramenta de texto online e gratuita, que oferece processador de texto, planilhas e aplicativos para criação de apresentações em slides. Tudo pode ser compartilhado e feito em colaboração com outros usuários em tempo real.

A equipe do Google Docs anunciou que agora você pode pesquisar e inserir os vídeos do YouTube nos seus slides. Isso significa que agora é possível enriquecer as suas apresentações com os seus vídeos favoritos, tornando-as ainda mais atrativas. Para ver esta novidade funcionando, veja esta apresentação.

Ainda não conhece o Google Docs? Então, assista este vídeo que explica como ele funciona.



quarta-feira, 14 de maio de 2008

Conscientização sobre o desastre em Mianmar

No dia 3 de maio um ciclone devastador deixou um rastro de mais de 22 mil mortes em Mianmar. Acredita-se que este número tenda a subir. Desde o tsunami que atingiu o Sri Lanka em 2004, este foi o maior desastre natural ocorrido no mundo, e a ajuda tem demorado a chegar para aqueles que dela precisam. O governo militar que comanda aquele pequena região do sudeste asiático tem dificultado a presença de agências internacionais de ajuda, e tem negado vistos de entrada ao país para aqueles que trabalham com ajuda humanitária.

No YouTube os esforços para conscientizar o mundo sobre a necessidade de ajuda em Mianmar têm crescido de maneira surpreendente. Uma série de repórteres têm postado vídeos com imagens da devastação na região, como por exemplo este vídeo da NoCommentTV, cuja simples iniciativa de mostrar imagens "sem qualquer tentativa de indução ou opinião" nos dá um retrato fiel do desastre. A Al Jazeera publicou este clipe mostrando aos internautas uma geral do que acontece na região desde aquele sábado. E usuários do YouTube como o relex109 estão publicando sequências de imagens de Mianmar.

Outros estão usando o YouTube para arrecadar dinheiro para ajudar as vítimas no Mianmar. O diretor executivo da World Vision enviou um pedido de doações atrravés do canal de sua organização no YouTube. A U Uttara, a Secretaria Geral da Organização Internacional de Monges da Birmânia fez um apelo por fundos no canal do YouTube da Avaaz.org. (Você pode doar diretamente aqui.)

Mas talvez o pedido por doações mais inusitado veio de Nightwatcher1982, usuário do YouTube na Holanda. No video abaixo, ele faz uma promessa pessoal para a comunidade do YouTube: entre hoje e o dia 25 de maio, para todos as resposta ao seu video, ele doará 5 dólares para a Cruz Vermelha. E se o seu vídeo for realmente bom, a doação será de 10 dólares.



Vamos torcer para que cada vez mais fundos sejam arrecadados para ajudar as vítimas do desastre – e que o governo deixe eles entrarem.

Até breve,

Steve G. YouTube News & Politics (Politíca e Notícias do YouTube)

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Novos recursos da Caixa de entrada e do Meus contatos

As atualizações feitas nos recursos de Caixa de entrada e do Meus contatos agora estão ativos para todos os usuários do YouTube. Após anunciar a versão beta para esses recursos há poucas semanas, fizemos algumas alterações na Caixa de entrada de acordo com o seus comentários. Agora, miniaturas aparecem na lista de mensagens para respostas aos vídeos e vídeos que outros usuários compartilharam com você. Além disso, o link de visualização de todos os comentários foi restaurado nas notificações por e-mail para comentários feitos aos seus vídeos e para respostas aos seus comentários.

Gostaríamos muito de saber sua opinião sobre as mais recentes versões da Caixa de entrada e do Meus contatos. Envie-nos seus comentários através de um vídeo, e-mail ou deixe um comentário neste blog.

Equipe do YouTube

sábado, 10 de maio de 2008

É o Pangea Day (Dia da Pangéia)!

Hoje marca o primeiro Pangea Day, um evento mundial que tem como objetivo reunir pessoas por filmes. Com sua mistura eclética de filmes, música ao vivo e apresentadores entusiasmados, o Pangea Day tem como objetivo nos ajudar a ver a vida através dos olhos das outras pessoas. Há eventos ao vivo acontecendo neste instante no Cairo, Kigali, Londres, Los Angeles, Mumbai e Rio de Janeiro.

Mas não se preocupe se você morar longe de alguma dessas cidades ou não puder participar das festividades: Na página inicial de hoje do YouTube, você irá encontrar uma amostragem de 24 curtas-metragens que estão sendo exibidos na programação do Pangea Day. Selecionados entre mais de 2.500 vídeos e enviados de mais de 100 países - muitos dos quais vieram dos usuários do YouTube que se inscreveram ano passado - esses filmes informam e inspiram e dão uma prova do que é o evento.



O Pangea Day também criou um grupo oficial do YouTube para você compartilhar seus pensamentos sobre os vídeos na página inicial. E se você conseguiu fazer isso em uma das transmissões ao vivo, não espere mais e conte-nos também sobre essa experiência.

Inspire-se,

Sara P.
YouTube Film

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Já sabe o que vai dar de presente para sua mãe?

Elas se preocupam, ligam milhões de vezes por dia. Só de abrir a janela, sabem a previsão do tempo. Basta um "oi" para que elas saquem qual o seu estado de espírito. Mesmo quando está dormindo, ela pensa em você. Ela também briga pelas mesmas coisas há anos e às vezes até esquece que você já cresceu.

Mas o amor delas é incondicional. Não é à toa que até mesmo a Internet esteja cheia de homenagens a elas. São filhos apaixonados pelas suas mães que postam vídeos e mais vídeos no YouTube.



Gostou da idéia? Que tal fazer um vídeo em homenagem à sua mãe? Vale tudo: fotos antigas, imagens bonitas, poemas. Como trilha sonora, a música preferida dela.

Bom, o Dia das Mães está aí – é neste domingo, dia 11 de maio. Se você não teve tempo ou não conseguir pensar em nenhum presente criativo para a sua mãe, porque não presenteá-la com um lindo vídeo no YouTube?

Ela merece. ;-)

Feliz Dia das Mães!

quinta-feira, 8 de maio de 2008

A previsão do tempo também está no YouTube!

Faça chuva ou faça sol, você não precisa mais sair com a roupa errada de casa! A Climatempo Meteorologia e o YouTube lançam o concurso "Faça a Previsão do Tempo", uma ação que irá premiar os vídeos mais criativos e, portanto, mais acessados, sobre previsão do tempo.

Quer ficar conhecido como o "garoto ou a garota do tempo"? Então, participe do concurso! Se seu vídeo se sair bem na votação do público e da comunidade do YouTube, ele não só ganhará destaque especial na home do canal como você também ganhará um relógio metereológico da Oregon Scientifics.

O concurso marca a estréia do canal da Climatempo Metereologia no YouTube. No endereço www.youtube.com.br/climatempo você encontra vídeos e informações sobre o tempo no Brasil.

Acesse o canal e participe!

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Afinal, o que é parkour?

Caso você ainda não tenha notado que há atletas correndo, rastejando e saltando em diversos pontos da nossa página principal hoje, ainda dá tempo de apresentar: estamos felizes em introduzir a vocês os vídeos de um esporte que está crescendo muito no mundo – o parkour. Os vídeos foram selecionados por Julie Angel, conhecida também como SlamCamSpam. Julie é uma cineasta que vive em Londres, na Inglaterra, e cujo trabalho tem sido documentar este esporte nos últimos quatro anos, ao lado do Parkour Generations, uma organização que reúne atletas incríveis da primeira e segunda geração de praticantes dessa modalidade. Os membros se dedicam também a ensinar e divulgar este esporte.

Mas, afinal, o que é o parkour? Dan Edwardes, membro da Parkour Generations, descreve o esporte da seguinte forma:

"Parkour é a arte de se movimentar pelo ambiente usando apenas seu corpo e o que o cerca para se propulsar. Inclui correr, pular, escalar e até rastejar, que é o movimento mais apropriado para o que o esporte prega. O parkour pode ser visto como uma corrida imaginária de obstáculos, em que o objetivo é ultrapasá-los de maneira rápida e eficiente, sem se utilizar de qualquer movimento exterior".

A origem do parkour remonta a Lisses, na França, e sua invenção é creditada a um soldado chamado Raymond Belle, que trabalhou para desenvolver métodos eficientes de "alcançar ou escapar". Ele passou seus conceitos para seu filho, David Belle, que passou a maior parte de sua juventude (34) trabalhando com esses princípios. Um dos vídeos de Julie mostra isso. O esporte, ou disciplina, criou uma série de recursos que foram inspirados em um número considerável de indivíduos e envolveu diversas tradições para chegar aos modernos conceitos conhecidos hoje como parkour. A beleza do esporte e seu apelo podem estar no fato deste não ser diferente de muitas coisas que fazíamos quando éramos crianças, como: correr, pular e rolar. O parkour transforma nossos confinamentos adultos em um grande parquinho.

Notamos um número crescente de perfis de praticantes de parkour em nosso site, por isso estamos orgulhosos em ajudar a divulgar para o mundo essa atividade. A popularidade do esporte deve-se, em partes, ao compartilhamento mundial de vídeos e, com isso, ao YouTube. O parkour pode vir a ser o primeiro esporte no mundo a desenvolver uma relação simbólica com os vídeos na rede.

Esperamos que isso tudo te inspire a saber mais. Mas, antes de sair correndo pelas ruas, por favor: lembre-se que se não for praticado corretamente, o parkour pode ser perigoso. Procure por instrutores experientes antes de começar a praticá-lo!

Allez!

Andrew B. YouTube Sports