quarta-feira, 29 de abril de 2009

Insight Data: do jeito que você quer, exatamente o que você precisa

Há um ano, lançamos o YouTube Insight para ajudá-lo a entender os visitantes em seus vídeos e o que você pode fazer para deixá-los ainda mais interessados em seu conteúdo. Ao longo do tempo, fomos apresentando também outras ferramentas como o Demographics, Hot Spots e as Comunidades, como uma forma de oferecer a você maneiras mais sofisticadas para analisar dados dos visitantes em sua página.

Se você quer saber qual a faixa etária do seu público, quantas vezes o vídeo mais visto da semana passada foi ranqueado ou qual minuto do seu clipe é mais envolvente, o YouTube Insight pode te dar a resposta. Mesmo com a inserção de novas funcionalidades, tivemos cuidado em manter o YouTube Insight “clean”, fácil de usar e agradável de se ver.

Durante todo esse processo, percebemos que a coleta de dados nos conta inúmeras incríveis histórias sobre o público. Conforme seus vídeos forem sendo postados, vamos continuar deixando o acesso às informações sobre comportamento da audiência acessíveis e transparentes para você.

Hoje, inserimos um link que permite que você exporte as informações do seu Insight para os arquivos CSV. Estes arquivos são documentos em formato aberto que organizam os dados de uma maneira que eles possam ser analisados por planilhas comuns de softwares como o Docs do Google e o Excel, da Microsoft. Desta forma, você pode ver e manipular as informações da maneira que desejar.

Buscando idéias? Tente comparar o contador de visualização para diferentes vídeos lado a lado, mapeie de onde os visitantes estão vindo, ou compare as fontes que encontrar por país. E, como sempre, conte para a gente fatos interessantes que descobriu nos comentários abaixo.

Até mais,
Tracy Chan e Kenny Stoltz
Product Managers
The YouTube Team

Ao vivo no YouTube: acompanhe a conferência dos primeiros 100 dias do presidente dos EUA, Barack Obama

Os primeiros três meses sob administração de Obama vieram acompanhados de desafios sem precedentes para o presidente norte-americano. Em novembro, quando ele foi eleito, todos sabiam que a economia e o Oriente Médio seriam pontos críticos para Obama enfrentar. Mas, como todo o presidente antes dele, ele precisou lidar com o inesperado: quem poderia prever piratas somalianos e a gripe suína?

Como cidadãos e estudiosos de diferentes perspectivas políticas analisam os primeiros 100 dias do presidente hoje, o próprio Obama decidiu se dirigir diretamente à nação esta noite – e nós vamos transmitir ao vivo a conferência pelo canal da Casa Branca no YouTube. Lembre-se de se conectar às 21h no canal (hora de Brasília).

Também disponibilizamos comentários e análises de grandes e novas organizações na nossa página inicial. Ouça a avaliação de Karl Rove, da Fox News. Veja uma recapitulação destes três meses de acordo com a Al-Jazeera sobre as conquistas de Obama. Assista a matéria do Washington Post conversando com americanos na capital federal do país e saiba o que eles pensam sobre o presidente.

Você também pode participar deste diálogo fazendo um vídeo com o tema: “A quantas anda a administração Obama e que conselho você daria ao presidente?”. Faça o upload da sua opinião no YouTube e adicione-o como um vídeo-resposta ao Citizenbtube. Vamos disponiblizar alguns deles em nossa página amanhã.

E, por fim, não esqueça de visitar o canal da Casa Branca - youtube.com/whitehouse – para ver o presidente Obama falar com o mundo.

Até mais,
Steve Grove
YouTube News & Politics

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mudanças na página principal

Conforme antecipamos semanas atrás em nosso blog, você irá perceber que a página principal do YouTube está um pouco diferente. Redesenhamos esta página para que ela pudesse refletir melhor o que é popular – de acordo com você – no site hoje. Veja na descrição abaixo o que temos de novo:

· Os “Vídeos do momento” agora são constantemente exibidos e ganharam ainda mais destaque na página. Eles não aparecerão todos os dias, mas quando surgirem, estarão organizados por tema ou comunidade. Sinta-se à vontade para sugerir temas nos comentários abaixo. (Ah, e se você tiver feito o login no YouTube, sempre que os “Vídeos do momento” aparecerem no dia, estarão de acordo com as configurações).

· A seção “Vídeos assistidos recentemente” também passou por reformas. Esperamos que isso ajude a dar mais ênfase aos vídeos que estão sendo vistos no momento, graças ao seu comportamento no site.

· A nova seção “Mais populares” mostra quais vídeos em cada categoria são os mais bacanas do momento, além dos já conhecidos “Mais Vistos” e “Favoritos”. Esta categoria ajudará a trazer à tona uma variedade maior de vídeos.

Como sempre, estaremos de olho no que rola no site para termos certeza de que você sempre encontrará os vídeos mais interessantes quando estiver no YouTube.

Até mais,
Brian Glick
Gerente de produto
A Equipe do YouTube

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Orquestra Sinfônica do YouTube: de sonho a realidade

Hoje é o grande dia de um projeto sobre o qual falamos há meses: a primeira orquestra sinfônica global, promovida pelo YouTube. Nesta semana, cerca de 90 músicos de todo o mundo, como um violinista espanhol, uma harpista holandesa e um lituano e seu birbyne se encontraram em Nova York para se preparem para a tão esperada estréia da Orquestra Sinfônica do YouTube no dia 15 de abril, no Carnegie Hall. E hoje, na página inicial do YouTube , apresentamos com orgulho a estréia mundial de uma composição de Tan Dun, chamada “Internet Symphony, Eroica”, uma compilação com cerca de 3 mil vídeos inscritos para o projeto.

Maestro, pode tocar!



Juntamente com o lançamento de “Eroica”, estamos postando imagens dos bastidores da preparação para a apresentação. Saiba mais sobre a Orquestra Sinfônica do YouTube com a ajuda de vlogs, e veja os ensaios comandados pelo diretor criativo da orquestra, Michael Tilson Thomas, e como se saíram os músicos que tiveram a sorte de participar deste evento único. Agradecemos a equipe de músicos clássicos “Vlog Squad” (composta por Caeli Smith, Jeremy Denk e Eiko Sudoh), e também a Harmony Films, que atualmente está produzindo um documentário sobre a Orquestra Sinfônica do YouTube.

E, para aqueles que não conseguiram ir a Nova York para este grande concerto, não se preocupem. Vocês poderão ver a apresentação na íntegra em http://www.youtube.com/orquestra

Sinfonicamente,
Equipe do Youtube

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Notas sobre o site



Geralmente, após manutenções no site, compartilhamos com vocês sobre as novidades mais relevantes. Mas, depois de ver vocês nos fóruns e no Twitter discutindo sobre as mudanças, percebemos que soltar mais notas sobre o site seria uma boa idéia. Desta forma, você pode ter noção maior do que é novo no YouTube, sejam ferramentas ou mudanças estéticas no visual do site, além de também saber o que motiva essas alterações.

* Barra com o progresso do upload: um novo uploader em Flash está disponível para todos os navegadores e vem com uma nova (e esperada) característica: uma barra para acompanhar o progresso do seu upload. Nosso próximo passo será oferecer uma contagem estimada de tempo para o seu upload.

* Parâmetro mais simples de HD: queremos te dar mais controle do visual do seu vídeo, incluindo a opção para deixar a resolução ainda melhor em HD, por isso adicionamos uma URL oficial de parâmetro (HD=1) para você compartilhar links em HD também.

* Tweet Tweet: todo mundo está no Twitter. Por isso, adicionamos um botão “publicar no Twitter” para que você possa facilmente enviar um vídeo para a sua lista do microblog (você pode alterar o texto, se preferir). Não encurtamos as URLs dos vídeos automaticamente, mas esperamos conseguir fazer isso em breve.

* Você EDU? Lançamentos educacionais: usar o YouTube para democratizar o aprendizado é uma das coisas mais legais que aconteceram desde que ele passou a existir. O YouTube EDU é um projeto voluntario lançado por um grupo de profissionais que buscaram alternativas para ver conteúdos educativos de qualidade serem postados no YouTube por universidades e faculdades. Alguns dos vídeos destas instituições serão postados na home do site em breve.

* Melhorias nos aplicativos para celular: estamos trabalhando duro para desenvolver aplicativos e websites para celular que possam oferecer a melhor experiência com vídeo nos mais diversos aparelhos – sabemos que o celular é um componente-chave sobre a maneira como as pessoas vão assistir vídeos no futuro. Por isso, alem de lançar uma nova página para celular, melhoramos também a maneira de fazer upload do seu telefone para o Youtube, assim agora essa operação será muito mais suave e intuitiva. Fique ligado para saber mais sobre isso em breve.

*Mais fácil se logar com as credenciais do Google: se a sua conta do YouTube está atrelada a sua conta do Google, você não precisa mais acessar as páginas separadamente para acessar o site e as informações da sua conta no Google. Tudo pode ser feito com um único log in.

* Melhor visualização das páginas: sim, as vezes o YouTube parece estar um pouco aglomerado. Por isso, decidimos fazer uma limpeza na apresentação do site. Ouvimos algumas vezes de vocês que a área de ações do site parecia estar um pouco complicada e que deveria ser mais simples. Agora simplificamos o espaço abaixo do player para aprimorar o uso do espaço disponível e apresentar todas as ações de forma mais consistente. Algumas mudanças você notara: a) os espaços para links estão um pouco menores e mais condensados; b) eliminamos as tabs para comentários, estatística e dados e, no lugar, deixamos todas estas opções com expansores (que você pode abrir ou fechar usando o cursor), ficando mais fácil agora expor ou esconder informações. Ainda estamos estudando maneiras para redesenhar a pagina de visualização para incorporar todas as coisas que aprendemos deste então. Assim que tivermos novidades, vamos comunicá-las aqui.

* Uma ajudinha dos amigos: o processo para se conectar com amigos no YouTube terá grandes melhoras em breve. Enquanto isso, adicionamos a possibilidade de você encaminhar convites e recados personalizados para um usuário ou um endereço de email. Há também um link para você enviar mensagens instantâneas para seus amigos, caso este seja seu modo preferido para se comunicar - acesse: http://www.youtube.com/my_friends_invite.

* Novos nomes: fizemos também algumas mudanças na nomenclatura do site e já postamos aqui estas novidades.

Como sempre, esperamos seus comentários .

Obrigado,
Equipe do Youtube

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Veja uma prévia do vídeo que recebeu no Gmail

Links do YouTube são enviados por e-mail a todo momento. Mas agora temos uma novidade para te contar: se você usa o Gmail, vá até suas Configurações e acione o lab para ver o vídeo do YouTube que recebeu sem precisar sair de sua caixa de e-mails. Com isso, ele pode ser visto dentro da mensagem que você recebeu, exatamente assim:



E mais: você pode adicionar essa visualização também para o Picasa, Flickr e Yelp. Para saber mais, acesse o blog do Gmail e conheça estas ferramentas experimentais para nos contar depois o que achou delas.

Stanley Chen
Engenheiro
Gmail

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Enfrentando a crise com criatividade (e sensibilidade)

Difícil negar: está nos jornais, na televisão. Comenta-se na escola, na rua, no ponto de ônibus, na entrada do cinema. A crise econômica financeira existe e já atingiu milhares de pessoas e empresas em todo o mundo. Nos Estados Unidos, um dos países mais atingidos pela situação, um adolescente de 14 anos que vive em Tampa, na Flórida, decidiu ajudar o pai a encarar o problema de uma maneira bastante criativa e muito sensível. Ele usou o YouTube para contar ao mundo que seu pai, um especialista em marketing desempregado, existe.

Mark e Ben já foram vistos por milhões de pessoas em todo o mundo. Abaixo deixamos uma transcrição do que dizem os cartões de Ben. Não deixe de ver – e torcer para que Mark se recoloque logo no mercado, assim como as milhares de pessoas em todo o lugar que se encontram na mesma situação.



“Meu nome é Ben. Tenho 14 anos. Vivo em Tampa. Esta é uma história sobre o Mark. Mark comprou uma bateria para mim. Toco-a todos os dias. Mark tem um troféu da Copa Stanley. Ele gosta de fogueiras e juntos fazemos muita fumaça. Mark trabalha muito. Bem..trabalhava. Re-estruturação depois de 9 anos vivendo sob os holofotes. Ele era especialista em marketing. Agora ele precisa e mim e de você para encontrar um emprego, ok? Ele é inteligente, criativo e muito trabalhador. Mas....mais do que tudo, ele é meu pai. E eu te amo, pai. Obs: espero ter ajudado!”

Miles Johnson
Gerente de Marketing

terça-feira, 7 de abril de 2009

Conheça a Orquestra Sinfônica do YouTube

Daqui a aproximadamente duas semanas, os membros da Orquestra Sinfônica do YouTube viajarão de diversas partes do mundo para Nova York onde, pela primeira vez, se encontrarão para se apresentar no Carnegie Hall. Antecipando este encontro, alguns dos vencedores do concurso criaram vídeos que apresentam e revelam um pouco quem são eles e de onde vêm (alguns familiares até fazem suas participações). Estes vídeos te darão uma idéia de quem são os músicos por trás dos instrumentos que tocam:



Para ver a coleção inteira de vídeos de músicos da Costa Rica, Malásia, Bermuda, Israel, Coréia do Sul, entre outros lugares, veja esta lista de reprodução:



Bom, não esqueça de marcar na agenda a estréia da Orquestra Sinfônica do YouTube no dia 15 de abril. Se estiver em Nova York, ainda há ingressos disponíveis para o Carnegie Hall.

Até lá,
Michele Flannery
YouTube Music