sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Y.000.000.000uTube

Três anos atrás, Steve e eu estávamos parados em frente aos nossos escritórios e de brincadeira nos coroamos os reis do hambúrguer da mídia. Nós tínhamos acabado de virar notícia por nos juntarmos ao Google no objetivo de organizar as informações do mundo (no nosso caso, os vídeos) e tornar essas informações fácil e rapidamente acessíveis por todas as pessoas, em qualquer lugar. Tenho muito orgulho em dizer que estamos na marca de mais de um bilhão de exibições por dia no YouTube. Este é um grande momento na nossa curta trajetória e devemos tudo a vocês.

Pensando em como tudo começou, lembro que estávamos comprometidos com alguns princípios básicos que desde então se tornaram regras fundamentais no mundo dos vídeos on-line:
• A velocidade é o que importa: os vídeos devem ser carregados e reproduzidos rapidamente.
• A cultura do clipe veio para ficar: os clipes curtos são extremamente procurados e são perfeitos para assistir a uma grande variedade de conteúdo.
• Plataformas abertas abrem muitas possibilidades: criar conteúdo não é o nosso negócio, é o de vocês. Nós queríamos criar um lugar em que qualquer pessoa com uma câmera, um computador e uma conexão com a internet pudesse dividir a sua vida, a sua arte e a sua voz com o mundo todo, e, em muitos casos que pudesse também ganhar a vida fazendo isso.

A nossa plataforma e o nosso negócio continuam a crescer e se desenvolver três anos depois da aquisição. Ainda estamos comprometidos com os mesmos princípios básicos com os quais construímos o site, mas sabemos que algumas coisas mudaram. Como a largura de banda cresceu, a qualidade dos nossos vídeos acompanhou esse crescimento. Nós começamos a ver uma grande procura por conteúdos de maior duração e, por isso, trouxemos para o site mais programas e filmes. Hoje existem inúmeras maneiras de produzir e consumir conteúdo e mais pessoas estão considerando a possibilidade de transformar esse hobby em um negócio real. Estamos trabalhando muito para conseguir acompanhar a rápida evolução da tecnologia e trazer aos nossos usuários tudo que vocês esperam ver no maior site de vídeos do mundo: ótima qualidade, um amplo conjunto de opções e ferramentas para os usuários, parceiros e anunciantes e maneiras de tornar a experiência do YouTube a mais personalizada possível a qualquer momento e em qualquer lugar.

Chad Hurley, CEO e cofundador