quarta-feira, 20 de abril de 2011

Educação sobre direitos autorais no YouTube (remix)

O YouTube continua firme em seu compromisso de proteger obras criativas, sejam elas produzidas por uma estrela já estabelecida, seja pela próxima artista revelação. Para cumprir esse compromisso, trabalhamos bastante no desenvolvimento de ferramentas poderosas (link em inglês) para os detentores de direitos autorais, além de incentivar o bom comportamento por parte dos nossos usuários.

Como a lei de direitos autorais pode ser complicada, a educação é importante para garantir que os nossos usuários compreendam e cumpram as regras. É por isso que lançamos um novo tutorial sobre direitos autorais e um centro de direitos autorais reestruturado. Também fizemos duas mudanças em nosso processo de direitos autorais para nos certificarmos de que nossos usuários compreendem as regras, e que aqueles que as cumprem continuem ativos no site.

Se recebermos uma notificação de violação de direitos autorais por causa de um dos seus vídeos, você terá que passar pelo “Curso de direitos autorais do YouTube”. No curso, você terá que assistir a um tutorial sobre direitos autorais e responder a um questionário para mostrar que prestou atenção e compreendeu tudo antes de enviar mais conteúdo ao YouTube.

O YouTube sempre teve uma política de suspender usuários que receberam três notificações de direitos autorais sem contestações. Esta política tem bastante eficácia em impedir violações de direitos autorais. Mas descobrimos que, em algumas ocasiões, uma regra única para todos os casos nem sempre leva ao melhor resultado. Por exemplo, consideremos o exemplo de um usuário antigo do YouTube que recebeu duas notificações sobre direitos autorais há quatro anos, mas que já enviou milhares de vídeos legítimos desde então sem nenhum outro problema. Até agora, as notificações de quatro anos atrás continuavam com o usuário, apesar de uma ficha limpa de bom comportamento. Isso cria o risco que uma nova notificação, talvez até uma fraudulenta, acarrete na suspensão da conta. Em nossa opinião, isso não é razoável.

Portanto, começamos a remover as notificações contra as contas de usuários em determinadas circunstâncias, dependendo da conclusão bem-sucedida do Curso de direitos autorais do YouTube, além de uma ficha limpa de bom comportamento demonstrada por um tempo razoável. A retirada dos avisos não é garantida, e, como sempre, o YouTube pode encerrar uma conta a qualquer momento em caso da violação dos nossos Termos de Serviço.

No fim das contas, você tem a responsabilidade de saber se possui os direitos do conteúdo antes de enviá-lo ao YouTube. Se não tem certeza dos seus direitos ou se um uso determinado do conteúdo infringe as leis de onde você vive, entre em contato com um advogado de direitos autorais. É claro que a melhor maneira de evitar possíveis problemas é criar conteúdo completamente original. Quem sabe fazendo o melhor uso possível das ferramentas de criação disponíveis no site.

Justin Green, um macaco muito bem ensinado, assistiu recentemente a "N.E.R.D. - Hot-n-Fun (BoysNoize Remix) ft. Nelly Furtado"

8 comentários:

  1. you tube se vendeu!Outra vez tentei postar um video em que incluí uma musica do van halen como trilha sonora e disseram que eu não podia fazer isso! Só queria saber no que isso prejudica o artista ou a gravadora! Viva o mp3 e o download grátis!

    ResponderExcluir
  2. Há algum tempo postei dois vídeos com canções do ABBA. Um deles diz que estou violando os direitos autorais, o outro não. Gostaria de saber qual a diferença entre eles e porque isso acontece.

    ResponderExcluir
  3. Sabem de uma coisa? Já passou da hora de vcs irem tomar no cu.

    ResponderExcluir
  4. TOMAR NO CÚ SEUS VIADINHOS!
    Aquela garotinha estrela ja estabelecida? vcs são retardados?
    vocês tem sorte, que não existe outro site de stream/comunidade, se não ja estariam na rua a muito tempo...
    FILHOS DA PUTA

    ResponderExcluir
  5. Acho que se um usuário quer usar uma música famosa como trilha sonora, deveria poder pagar uma taxa de direito autoral. Se o video é pouco visto, paga um valor simbólico e vai aumentando em função da visualização do conteúdo. Acho legal que o You tube disponibiliza algumas músicas para trilha sonora mas ainda é muito pouco.

    ResponderExcluir
  6. Prezados
    tenho recebido notificação de uso impróprio de material veiculado no Youtube. Acontece que a música é COMPOSIÇÃO MINHA; tocada por músicos da MINHA BANDA, num programa veiculado numa EMISSORA ESTATAL PÚBLICA. Como então recebo uma notificação de que a empresa EMI reinvindica direitos sobre sobre o vídeo Radar TVE 01 - rpegorini - ID do vídeo: hXKAnGtom6g ???

    ResponderExcluir
  7. Por que o Youtube nao transfere os lucros dos videos aos detentores dos direitos autorais? Seria muito mais justo. O video continuaria monetizado, o usuario nao perderia sua conta, todos poderiam ver e ouvir o conteudo e o artista ainda sairia ganhando nos lucros e na fama!

    Voces sao pessimos negociantes!

    ResponderExcluir
  8. Por isso que o facebook passou a google! E qndo o facebook melhorar nos videos o youtube vai se fuder bonito! E eu vou adorar!

    ResponderExcluir