sexta-feira, 29 de abril de 2011

YouTube transmitirá ao vivo a beatificação de João Paulo II

O YouTube, o Centro de Televisão do Vaticano e a Rádio Vaticano anunciaram hoje que, das 9h às 12h45 (CET) do dia 1º de maio, pessoas do mundo todo poderão acompanhar a cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, por meio de transmissão ao vivo no YouTube.

O streaming ao vivo da beatificação do Papa João Paulo II poderá ser encontrado e acessado facilmente por meio da página de transmissões ao vivo do YouTube (www.youtube.com/live), por um canal criado especificamente pelo Vaticano para homenagens ao pontífice (www.youtube.com/johnpaul2), com centenas de vídeos que documentam o período do papado. A transmissão também estará disponível por meio da ferramenta Vatican Player (www.vatican.va/video), que também pode ser encontrada em links de vários outros sites católicos.

"Estamos muito satisfeitos com o novo serviço de streaming do YouTube, porque ele nos oferece a possibilidade de levar ainda mais longe este evento histórico e tão importante, a beatificação de João Paulo II", disse o padre jesuíta Federico Lombardi, Diretor-geral do Centro de Televisão do Vaticano e da Rádio do Vaticano.

"Nos últimos dois anos, o Vaticano fez um trabalho sensacional no YouTube para levar sua mensagem a mais pessoas", disse Patrick, Diretor-sênior de Parcerias de Conteúdo do YouTube/Google EMEA. "A transmissão ao vivo da beatificação do Papa João Paulo II vai permitir que as pessoas, inclusive aquelas que de outra maneira não conseguiriam assistir à cerimônia, façam uma peregrinação virtual até a Praça de São Pedro e vivenciem este evento histórico."

Centenas de milhares de pessoas são esperadas para a cerimônia ao vivo na Praça de São Pedro. Além disso, a transmissão ao vivo no YouTube vai permitir que uma audiência on-line em todo o globo escute e veja a cerimônia às 9h (CET).

Às 10h (CET), o Papa Bento XVI vai celebrar a Santa Missa, que vai culminar com a beatificação do Papa João Paulo II. Uma peça de tapeçaria com a imagem do Papa João Paulo II será desvelada em frente à Basílica de São Pedro. Além disso, pela primeira vez um frasco contendo sangue dele, retirado em seus últimos dias, será exibido para veneração. A transmissão ao vivo vai terminar às 12h45 (CET), com a Canção de Maria semanal, em que o Papa Bento XVI transmitirá sua mensagem pessoal sobre a beatificação do Papa João Paulo II. A cerimônia completa ficará disponível em www.youtube.com/johnpaul2 após o final da transmissão. Assim, as pessoas que não acompanharam a beatificação, e até mesmo as que acompanharam, terão a chance de ver a cerimônia on-line.

*A transmissão ao vivo não estará disponível na França, na Alemanha e na Suécia.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

YouTube leva Carnaval de Salvador para o Mundo

Eu sempre gostei muito do Carnaval de Salvador, mesmo sendo gaúcha de Porto Alegre, que é do lado oposto do Brasil - são mais de 3 mil quilômetros entre as duas cidades!


Exibir mapa ampliado

Nunca pensei que fosse um dia poder transmitir toda a emoção que sempre senti quando passava o carnaval na Bahia. Mas isso se tornou uma realidade quando me juntei ao time de Consumer Marketing do Google.

Para o nosso time, a prioridade é ir aonde está a paixão do usuário - quer evento melhor do que o Carnaval, a maior festa popular do Brasil, para demonstrar toda essa emoção? E se pudéssemos transmitir o YouTube Carnaval, mostrando as grandes festas, as celebridades que deixam a festa mais bonita, a galera animada na rua e, é claro, as danças e músicas que viram a onda do verão?

Isso porque, ano após ano, o Carnaval de Salvador é conhecido por lançar a coreografia que vai virar o hit no verão brasileiro. Em 2011, temos a Dança da Mulher Maravilha, que você pode conferir abaixo:

Como tudo isso começou?

Em meados de outubro de 2010, o Google Brasil decidiu, num projeto ousado liderado pelo nosso time de marketing, junto com vendas e engenharia, lançar um canal de Carnaval no YouTube, para fazer a transmissão ao vivo do evento.

Como aqui o time de marketing é relativamente pequeno - somos 5 pessoas no total, sendo 3 em Consumer Marketing - a gente se sentiu num clima de start-up total. Por exemplo, fomos algumas vezes de até São Paulo até Salvador, para acertar detalhes técnicos da transmissão e, claro, coordenar a equipe que ia fazer o projeto acontecer.

Sim, somos um time pequeno, mas envolvemos 100 pessoas no resultado final do projeto, e jamais teríamos podido fazer tudo sem a colaboração extrema que temos aqui no Google. Para multiplicar nossas forças, unimos esforços com todas as áreas, passando por Engenharia, Vendas, PR, Legal e Finance. No Google, nenhum de nós trabalha sozinho e trabalhar em equipe é um ponto muito decisivo da nossa cultura.

E os resultados do projeto?

Tivemos mais de 200 países conectados durante seis dias de transmissão ao vivo direto do circuito Barra-Ondina, em Salvador, com a tecnologia voice over em inglês, fazendo com outros países pudessem entender também o que estava acontecendo na maior festa do planeta.

Do ponto de vista do engajamento do usuário, o canal no YouTube foi um sucesso. Houve mais de 21 mil inscritos, com mais de 11 milhões de visualizações do canal - para se ter uma ideia, esse é o mesmo número que o canal do U2 no YouTube teve.

O projeto foi muito intenso para nós, como só pode acontecer em empresas que funcionam do mesmo jeito que start-up, como o Google. Por exemplo, brinco que tivemos em 24 horas o nosso próprio “Life in a Day”, para decidir detalhes finais do projeto, lá em Salvador. Imaginem como não foram os 6 dias de transmissão, no camarote com a Ivete e todos os artistas!

Para o futuro, queremos sempre manter esse espírito em nossa equipe, que deve crescer no futuro, e ter sempre em mente que temos que ir onde está a paixão do usuário, o que certamente é o segredo de projetos de sucesso.

Lauren Pachaly, Consumer Marketing Manager, assistiu "Harmonia do Samba's Carnival performance of Uma Chance."

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Educação sobre direitos autorais no YouTube (remix)

O YouTube continua firme em seu compromisso de proteger obras criativas, sejam elas produzidas por uma estrela já estabelecida, seja pela próxima artista revelação. Para cumprir esse compromisso, trabalhamos bastante no desenvolvimento de ferramentas poderosas (link em inglês) para os detentores de direitos autorais, além de incentivar o bom comportamento por parte dos nossos usuários.

Como a lei de direitos autorais pode ser complicada, a educação é importante para garantir que os nossos usuários compreendam e cumpram as regras. É por isso que lançamos um novo tutorial sobre direitos autorais e um centro de direitos autorais reestruturado. Também fizemos duas mudanças em nosso processo de direitos autorais para nos certificarmos de que nossos usuários compreendem as regras, e que aqueles que as cumprem continuem ativos no site.

Se recebermos uma notificação de violação de direitos autorais por causa de um dos seus vídeos, você terá que passar pelo “Curso de direitos autorais do YouTube”. No curso, você terá que assistir a um tutorial sobre direitos autorais e responder a um questionário para mostrar que prestou atenção e compreendeu tudo antes de enviar mais conteúdo ao YouTube.

O YouTube sempre teve uma política de suspender usuários que receberam três notificações de direitos autorais sem contestações. Esta política tem bastante eficácia em impedir violações de direitos autorais. Mas descobrimos que, em algumas ocasiões, uma regra única para todos os casos nem sempre leva ao melhor resultado. Por exemplo, consideremos o exemplo de um usuário antigo do YouTube que recebeu duas notificações sobre direitos autorais há quatro anos, mas que já enviou milhares de vídeos legítimos desde então sem nenhum outro problema. Até agora, as notificações de quatro anos atrás continuavam com o usuário, apesar de uma ficha limpa de bom comportamento. Isso cria o risco que uma nova notificação, talvez até uma fraudulenta, acarrete na suspensão da conta. Em nossa opinião, isso não é razoável.

Portanto, começamos a remover as notificações contra as contas de usuários em determinadas circunstâncias, dependendo da conclusão bem-sucedida do Curso de direitos autorais do YouTube, além de uma ficha limpa de bom comportamento demonstrada por um tempo razoável. A retirada dos avisos não é garantida, e, como sempre, o YouTube pode encerrar uma conta a qualquer momento em caso da violação dos nossos Termos de Serviço.

No fim das contas, você tem a responsabilidade de saber se possui os direitos do conteúdo antes de enviá-lo ao YouTube. Se não tem certeza dos seus direitos ou se um uso determinado do conteúdo infringe as leis de onde você vive, entre em contato com um advogado de direitos autorais. É claro que a melhor maneira de evitar possíveis problemas é criar conteúdo completamente original. Quem sabe fazendo o melhor uso possível das ferramentas de criação disponíveis no site.

Justin Green, um macaco muito bem ensinado, assistiu recentemente a "N.E.R.D. - Hot-n-Fun (BoysNoize Remix) ft. Nelly Furtado"

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Anunciando o YouTube Ao Vivo

Com mais de dois bilhões de exibições por dia, é fácil considerar o YouTube como um lugar para assistir a vídeos gravados no passado. Mas você nos disse que queria mais. Você quer assistir a eventos que estão acontecendo neste instante. Como resposta ao pedido, nós transmitimos ao vivo diversos shows de música, eventos esportivos e entrevistas (links em inglês) e eventos nacionais, mas sempre de acontecimentos isolados.

Hoje estamos anunciando o lançamento do YouTube Live, que integrará recursos de transmissão ao vivo e ferramentas de descoberta diretamente na plataforma do YouTube pela primeira vez. A novidade é inaugurada com uma nova página de navegação para o YouTube Live (www.youtube.com/live), na qual você sempre encontrará os eventos ao vivo mais interessantes no YouTube, além de poder adicionar eventos à sua agenda. Inscreva-se nos seus transmissores favoritos de conteúdo ao vivo para receber notificações sobre as próximas transmissões no feed da sua página inicial.

Além disso, hoje começaremos a implementar a versão beta da nossa plataforma de transmissão ao vivo nos parceiros com contas de boa reputação. O objetivo é possibilitar a milhares de parceiros a capacidade de transmitir ao vivo a partir dos seus canais nos próximos meses. Para garantir a melhor experiência de transmissão ao vivo, essa implementação será incrementada com o passar do tempo.

Sendo assim, acesse www.youtube.com/live para conferir algumas das transmissões ao vivo dos próximos dias. E não se esqueça de assistir à transmissão ao vivo de The DigiTour, esta noite, às 19h PST (horário do Pacífico). Faça o login para interagir com os transmissores ao vivo e com o restante da comunidade no YouTube com o nosso recurso de comentários ao vivo. Compartilhe também conosco a sua opinião sobre o YouTube Live nos comentários abaixo.

Em nome da equipe do YouTube Live, Joshua Siegel (Gerente de Produto) e Christopher Hamilton (Gerente de Marketing de Produto) recentemente transmitiram ao vivo The Digitour live stream tonight at 7pm PST. ------