segunda-feira, 26 de março de 2012

The City Of Samba - o Carnaval do Rio em ângulo nunca visto.


Os video-makers Keith Loutit e Jarbas Agnelli (ambos finalistas do YouTube play at Guggenheim no ano passado), filmaram o carnaval do Rio de Janeiro usando o efeito tilt-shift. O resultado foi o curta The City Of Samba. Um vídeo que mistura o olhar de um australiano com o de um brasileiro sobre o Carnaval do Rio.




Os diretores acreditam que, tanto o Rio como o Carnaval, são muito populares no mundo e a sua fama gera uma saturação de imagens, que acabam criando uma visao padronizada, difícil de quebrar, consequentemente banalizando a beleza do espetáculo. Sendo assim, eles queriam chamar a atenção para todo o encanto do carnaval, de um ângulo nunca visto.

E é aí que entra o Tilt+Shift. Keith, que desenvolveu pela primeira vez essa técnica, explica que ela é um meio de expressar admiração ao nosso ambiente. Pode ajudar as pessoas que estão familiarizadas com um lugar a enxerga-lo como se fosse pela primeira vez.

Essa técnica funciona melhor em ambientes conhecidos e familiares da vida cotidiana e dá uma oportunidade para re-apresentar assuntos que as pessoas conhecem bem. Assim, a grandeza das paisagens do Rio de Janeiro e o evento Carnaval são temas perfeitos para o estilo.

O vídeo foi realizado em duas visitas, e eles tiraram aproximadamente 170.000 fotografias. Segundo Keith, o maior desafio foi editar de forma concisa e que representasse de forma significativa a vida cotidiana da cidade e a grandeza do evento. Além da edição, Jarbas também é autor da bela música que ouvimos de fundo no vídeo.

Montanhas, cidade e mar. Do olho de um cineasta, o Rio é uma incrível combinação de beleza,  substância e diversidade de pessoas. Keith diz que adoraria ter sido capaz de transmitir a mais bela mistura cultural da cidade. Mas Jarbas completa: "Gostaria de ter filmado as favelas. As barracas coloridas, com deslumbrantes vistas. Esperamos fazer outro trabalho colaborativo no Rio um dia em breve."


2 comentários:

  1. Thanks for provinding information regarding the carniwal schedule. will deside later on . all this depends on work load .


    http://www.riocarnivaltickets.com

    ResponderExcluir
  2. The article is worth reading. The clarity and structure that reflects from this blog post. Now-a-days blogs are used in each and every field. The knowledge that we recieve from them has no words to describe.


    DTC eligibility

    ResponderExcluir