quarta-feira, 18 de abril de 2012

Google Art Project - A arte ao alcance de todos



Você já imaginou que poderia ver as obras originais de Van Gogh, Picasso, Da Vinci - entre muitos outros - sem ao menos sair de casa? Parece algo difícil de acreditar, mas esse é o Google Art Project - projeto do Google onde você pode visitar uma série de museus famosos pelo mundo inteiro. 

Mas, o que faz exatamente o Art Project? Parece simples, mas é um projeto que produziu uma maneira fácil e comoda de interagir com as obras de arte. Através do site você pode ver todas as obras que existem nos grandes museus do mundo de forma muito prática. Desde que o projeto foi lançado, a pouco mais de um ano, ele não para de ganhar instituições que apoiam e querem participar de alguma forma com o crescimento e a melhora desse site.

Recentemente foi anunciada uma grande expansão do Google Art Project, ele que já tinha em seu acervo 17 museus em nove países e mil imagens, a partir de agora, ele vai oferecer  esculturas, arte de rua e fotografias de mais de 150 museus em 40 países; são mais de 30 mil objetos em alta resolução pra você conferir ao redor do mundo. Na América Latina, o projeto inclui mais de 1200 peças de 5 países e 10 museus. E, adivinha só, no Brasil recentemente  eles fecharam parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Pinacoteca do Estado de SP, os espaços brasileiros pioneiros nesse projeto. 

Além de toda essa expansão de museus e obras, agora no Google Art Project você já pode apreciar, por exemplo, várias obras de arte exibidas em alta qualidade, permitindo assim que as obras sejam vistas com detalhes as pinceladas ou pátina além do que o olho nu consegue ver. O que é uma ferramenta fantástica para os estudantes de arte. Essas obras foram fotografadas em detalhes impressionantes, utilizando a tecnologia 'gigapixel'. E algumas obras brasileiras estão em altíssima resolução também, como por exemplo o painel dos Gêmeos e "Saudade" de Almeida Junior.

Uma outra super novidade são os Hangouts de vídeo e Google+ integrados ao site, o que possibilita aos usuários criar suas próprias coleções. E também há o recurso "Minha Galeria", que permite que o usuário seleciona qualquer obra do Art Project e construa sua própria galeria, adicione comentários e compartilhe sua coleção com quem quiser. 

O Google Art Project é um projeto que incentiva a cultura para todos, pois é livre e pode ser acessado de qualquer lugar, e assim ele também pode ser  usado para uma série de fins educacionais.
Cultura de fácil acesso para todos, cada vez mais.
Confira mais sobre esse projeto na sua página do Google+ e no twitter @googleart.

Um comentário:

  1. oa meus amigos....queria neste momento começar a diser quem sou eu...
    sou um menino co 14 anos estava trabalhendo em uma grande empresa construtora Passarelli .S/A...me dediquei a 10 anos em diversos setores...foi uma grande empresa em minha vida...Aprendi ser um grande profissional..trabalhei 13 anos na WARNER LAMBERT.INDUSTRIA E COMERCIO ( CHICLETE ) eu servir com muito carinho e foi um tempo muito feliz...trabalhei 13 anos na A.C.M. ASSOCIACAO CRISTAO DE MOÇOS... ATE APOSENTAR...
    INCIO ...trabalhei de of, boy...assintente da diretoria...e diversos trabalhos...
    COM MINHA ESPERIENCIA HOJE... TRABALHO EM QUALQUER AREA... sou vendedor...ajudante...gerente.... motivador de vendas.... assim amnha começo a enviar minhas abilidades...uma boa noite ...muitas novidades...

    ResponderExcluir